VIVA ESSA EXPERIÊNCIA 

A Serra dos Cocais abriga um importante remanescente de Mata Atlântica, mirantes, cachoeiras, arquitetura tipicamente rural e grupos folclóricos que mantém via a tradição dos primeiros moradores do Vale do Aço. Com clima de montanha, a temperatura local, nos dias de inverno, pode chegar a 6ºC. É um ponto de encontro de quem aprecia o turismo de aventura e a natureza.

O nome Serra dos “Cocais” se deve à grande quantidade de Palmeira-Indaiá e seus característicos cachos de coco, predominantes na época do desbravamento. O seu palmito era aproveitado na culinária local, assim como as folhas, para coberturas diversas e confecção de tranças de palha, tradição artesanal dos índios que habitavam o local e ainda são matéria prima para cestos e chapéus de palha.

A Serra dos Cocais é considerada área de proteção ambiental desde 2002 e integra o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais.

RECOMENDAÇÕES AOS VISITANTES

Todos os pontos turísticos partem do Portal da Serra dos Cocais.

  • Mantenha-se na estrada principal
  • Fique atento a sinalização turística.
  • Use roupas leves e calçados confortáveis.
  • Contrate o serviço guia local ou empresas credenciadas pelo município para praticar esportes de aventura, acessar trilhas de difícil acesso e fazer um passeio especial.
  • Ao final do passeio, recolha o seu lixo. Ajude a preservar o patrimônio natural, que é de todos.

COMO CHEGAR 

O acesso principal é por Coronel Fabriciano, cuja distância do centro da cidade à zona rural é de apenas 18 km. Pegue o trevo no Monumento Terra Mãe em Fabriciano e vá em direção ao bairro Melo Viana pela Avenida Magalhães Pinto. Siga até o final da avenida, passando pela Praça da Bíblia. Ao chegar à rotatória, siga a sinalização turística. Já na via rural, mantenha-se sempre na estrada principal.

 

 NOTICIAS EM DESTAQUE
Inscrições para cursos online gratuitos vão até o dia 5 de junho

Inscrições para cursos online gratuitos vão até o dia 5 de junho

 19/10/2021 06:34

Serra dos Cocais em Fabriciano ganhará telefonia móvel e internet

Serra dos Cocais em Fabriciano ganhará telefonia móvel e internet

 19/10/2021 06:34

Biblioteca de Fabriciano reforça campanha de doação de livros

Biblioteca de Fabriciano reforça campanha de doação de livros

 19/10/2021 06:34